Dicas Úteis


Manutenção da Direção Hidráulica da Dodge RAM

Imponentes e robustas, as Dodges Ram’s são picapes de porte grande que costumam oferecer força e conforto em um único carro. Porém, mesmo que produzidas para enfrentar estradas das mais diversas condições, essas picapes estão sujeitas a problemas e desgastes normais em suas peças. Recurso que possibilita empregar menos força para girar o volante, a direção hidráulica tem se tornado comum nos mais diversos tipos de veículo, já que facilita sua condução. 
A manutenção da direção hidráulica da Dodge RAM é indicada a cada 10.000km rodados. Quando atinge esse número deve acontecer a checagem de possíveis vazamentos e também da qualidade e condição do óleo. 
 
 
É importante também destacar que a demora em realizar a manutenção traz um comprometimento a outros sistemas dessa pickup. Não levar minha Dodge RAM à uma oficina mecânica quando a direção hidráulica está com problemas pode comprometer tanto a bomba como a caixa de direção do veículo. Ou seja: o problema pode ficar ainda maior. 
 
Assim como nosso corpo dá sinais quando nossa saúde está ficando debilitada, a Dodge RAM também manda avisos quando a direção hidráulica está com problemas. Por isso você deve ficar atento a algumas situações: 

1. Ruídos ao virar o volante: caso ouça algum barulho estridente, a bomba do sistema de direção hidráulica pode estar exercendo seu trabalho com um nível de fluido abaixo do necessário. 
2. Vazamento de fluido: a presença de uma mancha no chão quando você deixa seu carro parado por algum tempo pode significar a presença de vazamento de fluido. Quando essa mancha possui aspecto de cor rosa ou avermelhado é possível que seja vazamento do fluido da direção hidráulica. 
3. Atenção à correia: outro componente que deve ser verificado é a correia que faz a conexão da bomba do sistema de direção hidráulica ao motor. Se ela deslizar facilmente ou apresentar sinais de rigidez/ruptura, o sistema de direção hidráulica está em risco. 
4. Evite forçar o carro para sair de buracos: ao forçar o carro para se livrar de ruas esburacadas, o veículo ‘levanta’. Isso faz uma sobrecarga na bomba hidráulica, o que pode danificar os terminais (peças que ligam o sistema às rodas). 
Restou alguma dúvida sobre a manutenção da direção hidráulica da Dodge RAM? Vem para a Antoninho Pickups que a gente resolve!

 

Voltar