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Manutenção de Disco e pastilhas de freio nas pickups

DO sistema de freios das pickups é considerado um dos componentes mais importantes do veículo quando o assunto é segurança. Isso faz com que a manutenção dos freios deva ser feita de maneira regular. Além de zelar pela segurança, você evita agravantes em possíveis defeitos. 
Regular os freios deve ser manutenção preventiva. A troca das pastilhas deve acontecer quando a frenagem gerar um barulho com fundo metálico, indicando que chegou ao fim sua vida útil. A pressão das pastilhas contra os discos é quem dá o funcionamento dos freios. Essas pastilhas são compostas por uma base de aço, onde é depositado um revestimento de material mais macio. Esse material faz o contato contra o disco, provocando um atrito que reduz a velocidade do carro. Porém é um material que se desgasta com o tempo.
 

Pastilhas e discos dentro do sistema: o que são? 
As pastilhas de freio são componentes que se responsabilizam pela criação da fricção necessária para que o carro pare de acelerar e pare. Feitas de um material especial, as pastilhas criam resistência ao disco e interrompe o movimento gradualmente. Já os discos são peças que recebem a pressão das pastilhas, criando a fricção e parando o carro.

O que indica que há problemas com o disco e as pastilhas? 
Primeiramente é importante ressaltar que, quando o problema não é prontamente percebido, o desgaste pode se tornar maior. Isso gera mais gasto, já que se faz necessário a troca dos discos e também das pastilhas. Como essas são pressionadas contra o disco de freio, ao haver um desgaste o disco começa a ser danificado a cada frenagem. 
É recomendado que seja realizada a verificação da pastilha a cada cinco ou dez mil quilômetros rodados. Porém cada fabricante possui uma recomendação específica referente a essa manutenção preventiva. Daí vem a importância de sempre checar o manual do proprietário que acompanha o veículo. 
Se a pastilha não for trocada e a base de aço encostar no disco, os danos serão mais sérios. Nesse caso, uma retífica do disco é a melhor opção, sem ultrapassar a espessura mínima recomendada pela fábrica. Caso isso não aconteça, os discos deverão ser substituídos. Em muitos casos o custo para a aquisição de novos discos é inferior ao de seu reparo por uma retífica. 
Está com problema nas pastilhas e nos discos de freios do seu veículo? Vem para a Antoninho Pickups que a gente resolve!

 

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