Dicas Úteis


Perdeu Potência no Motor Diesel?

Perdeu Potência no Motor Diesel?

 

   Se antes os motoristas procuravam as oficinas mecânicas apenas quando quebrava algo, atualmente eles estão mais precavidos. A procura do apoio de um mecânico tem sido para verificação de comportamentos estranhos que apareçam no carro. Tem ficado mais claro que a espera por uma possível peça quebrar seja pior do que buscar a prevenção. E quando seu carro perde a potência no motor diesel, o que fazer?

   Possíveis fatores que causam o problema 
   Cada vez que um mecânico dá o primeiro parecer sobre algum problema que esteja acontecendo no carro, diversos fatores podem ser apontados como causa. Assim acontece também quando existe um fraco desempenho do motor. Dentre as possíveis causas aparecem o uso de combustível com uma qualidade duvidosa, problemas na vela e também acúmulo de sujeira no filtro de ar – ocasionando um entupimento dos pistões. 
   Porém existe a possibilidade de toda a parte mecânica do veículo estar 100%, porém o motor apresentar queda em sua potência. O motor de um carro é uma peça de extrema importância. Além de ser o responsável pela geração de energia que traz o movimento ao veículo, é também quem sustenta o alternador. Esse último recarrega a bateria que é utilizada por todos os acessórios presentes em um carro. 
   O que isso tudo quer dizer? Itens como ar condicionado, refrigeração, turbo no motor...           Tudo isso requer uma força a mais sugada da bateria, diminuindo sua potência nas acelerações e deixando o carro mais “molenga”.

   Problemas mais difíceis de apurar em motores diesel 
   Antes de qualquer coisa, ao perceber a insuficiência de potência do seu motor, é importante saber se o veiculo alimenta-se de gasolina ou diesel. No caso dos primeiros, os problemas envolvem a complicações no avanço da ignição, na corrente de distribuição e até mesmo na expulsão dos gases. O comportamento deficiente dos veículos a diesel são mais difíceis de diagnosticar. Eles podem afetar o turbo e até mesmo a bomba de combustível do carro. 
   Existe a possibilidade do automóvel ser turbodiesel, e isso é um plus na preocupação. O turbocompressor faz proveito da energia transmitida pelos gases de escape para girar a turbina ligada a um rotor. Esse é responsável por bombear o ar para os cilindros, fazendo com que o motor desempenhe sua função de forma superior. Qualquer sujeira ou falta de óleo ocasiona um desempenho indevido em todo o sistema, dificultando assim a potência do motor. 
   Outro componente de extrema importância em um turbodiesel é a bomba de combustível.       Responsável por enviar o combustível ao motor, ela pode queimar quando você anda com o carro na reserva, por exemplo. Nos motores diesel, que trabalham com um combustível considerado “mais sujo”, pode ser acumulada uma quantidade maior de resíduos. Isso “engasga” o carro, diminuindo sua potência.

Voltar