Dicas Úteis


Troca do óleo do diferencial das Pickups

Dispositivo mecânico indispensável em veículos que possuem tração 4x2 e 4x4, o diferencial é responsável pela transferência e distribuição uniforme o torque a dois semieixos, possibilitando que cada um tenha uma gama de velocidade e rotação diferentes. O diferencial, além das pickups, é também encontrado em SUVs, caminhões, ônibus e carros antigos. 
A maioria dos veículos possui entre um a três diferenciais, que necessitam de manutenção e verificação como tantas outras peças e sistemas de um automóvel. Quando o veículo é de tração traseira ou dianteira, existe apenas um diferencial que deverá ser verificado. Quando o carro possui tração nas quatro rodas (os famosos 4×4), três diferenciais deverão existir: na frente, no dentro da caixa de transferência (no centro) e o diferencial traseiro.
 
Importância da troca do óleo do diferencial 
Como já destacamos em outros artigos, todos os fluídos de um automóvel merecem atenção. O óleo do diferencial contribui para a lubrificação e redução do atrito entre as peças internas, contribuindo para um funcionamento com êxito. Quando nos questionamos sobre o período correto de troca do óleo do diferencial, o mesmo varia de acordo com o veículo e suas condições de uso. Em geral, a troca é indicada a cada seis meses ou 20.000km rodados. É recomendado, entretanto, que o manual do fabricante seja consultado, evitando qualquer transtorno e garantindo a correta manutenção, além da utilização do óleo com a aderência recomendada para o veículo. 
Mas por que devo trocar o óleo do diferencial? Essa substituição se faz necessária porque, com o tempo, ele perde sua viscosidade. Isso pode danificar as engrenagens e peças do automóvel (coroa, rolamento, etc). Existem diversas classificações utilizadas de óleos para diferencias, como 75W90, 85W140 e 80W90. Porém lembre-se sempre de respeitar as indicações dos manuais das montadoras. 
Que tal agendar a troca do óleo de diferencial da sua pickup aqui na Antoninho Pickups? Teremos o maior prazer em atendê-lo!

 

Voltar