Dicas Úteis


Scanner ou Osciloscópio para detectar problemas

A tecnologia tem avançado gradativamente, e todas as áreas têm acompanhado esse avanço, inclusive a automotiva. Ferramenta como o scanner e o osciloscópio automotivo estão aí para provar isso. Mas você sabe o que são essas ferramentas? Para que servem? Quais problemas conseguimos detectar com seu uso? Continue lendo esse artigo que a gente te explica

O que é scanner automotivo? 
O scanner automotivo é uma ferramenta utilizada para diagnosticar informações sobre o reparo do sistema de injeção eletrônica automotivo. Esse aparelho recebe e impulsiona todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, em tempo real. Através do scanner automotivo é possível detectar eventuais falhas no sistema. 

 
 
 

Essa ferramenta possui um software que conecta o aparelho aos sistemas de injeção de combustível. Com acesso a informações sobre a situação do sistema do veículo e seu histórico de falhas, é possível ter conhecimento se os sensores do veículo estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante, além de poder estabelecer uma correção. 
Todas essas informações são exibidas em um visor onde se pode coordenar os testes de falha e os testes de atuadores. Existem aparelhos que podem diagnosticar tanto carros quanto motos, vans, pick-ups, caminhões e ônibus. O scanner automotivo tem como função, ainda, corrigir falhas de leitura e “resetar” todo o sistema. Isso possibilita que o mesmo mente novas estratégias de injeção e avanço de ignição.

 
 

E o osciloscópio automotivo, o que é? 
É um instrumento de medições de sinais elétricos e eletrônicos, onde analisamos em dois eixos X e Y a relação de tempo e intensidade deste sinal. Cada componente a ser analisado tem uma forma de onda, um parâmetro a ser ajustado para uma análise perfeita. Um dos sistemas que se faz necessária a utilização do osciloscópio é o sistema de ignição. 
Antigamente o reparo era somente trocando um jogo de velas, cabos e ignição, uma tampa de distribuidor, etc. Hoje sua interferência nos sistemas eletrônicos pode causar uma falha não só de funcionamento, mas também de outros sistemas: freios ABS, sistema de transmissão, sistemas de navegação, etc. Por isso da importância de um diagnóstico realizado a partir de um osciloscópio.

Existe diferença entre scanner automotivo e osciloscópio automotivo? 
Sim! São duas ferramentas diferentes. Enquanto o scanner oferece um diagnóstico do sistema da injeção, o osciloscópio mede os sistemas elétricos do carro. 
Na Antoninho Pickups nós contamos com o serviço dessas duas ferramentas. Notou algo estranho e quer dar uma revisada no seu carro? Vem para a Antoninho Pickups!

 

Voltar