É importante que o diesel esteja limpo e isento de materiais ou partículas em suspensão como poeira, ferrugem, água. Estas substâncias podem reduzir a vida útil dos filtros dos veículos, já que prejudicam o funcionamento dos motores. É possível realizar um teste para saber se o diesel possui essas substâncias que sujam e comprometem o combustível. Basta pegar uma amostra de 0,91 do produto e colocar em um recipiente de vidro transparente e limpo. Ele precisa ter a capacidade total de 1 litro. Você precisa procurar água livre ou materiais sólidos, como partículas de qualquer substância. Não sendo observada a presença dessas substâncias, o óleo diesel está aprovado no teste. É válido destacar que esse teste precisa ser realizado observando o material contra a luz natural.
Existem ainda outras formas de averiguar a qualidade do diesel, como as feitassem laboratório. Nesses casos, são averiguadas características determinadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os pesquisadores avaliarão principalmente a cor do óleo diesel: havendo alterações de cor, pode ter ocorrido problemas no processo de produção ou ainda contaminação ou degradação.
Dicas para não utilizar diesel de procedência duvidosa
• Antes de entrar em um posto para abastecer, pesquise os preços e confira se os mesmos estão iguais na placa e na bomba;
• Verifique a origem do combustível;
• Abasteça sempre em postos de confiança;
• Exija a Nota Fiscal, pois essa é a prova de que o combustível foi comprado naquele posto;
• Solicite ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e coloque a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas.
|